Big Bang

O COMEÇO DO UNIVERSO

 

A maioria dos cientistas que estudam a formação  e as transformações do universo, acreditam que ele se formou há mais de 10 bilhões de anos, a partir de uma grande explosão, que chamaram de Big Bang.

Nos seus primeiros instantes, o universo era muito diferente de como o conhecemos. Era extremamente quente e as substâncias que existem hoje nem sequer haviam se formado ainda. Com o tempo, surgiram gigantescas nuvens de gás, que mais tarde dariam origem às primeiras estrelas das primeiras galáxias. Desde a explosão inicial, o universo está se expandindo, esfriando e se tornando cada vez mais espalhado. Novas estrelas se formam enquanto outras estrelas deixam de existir. Galáxias se chocam, enquanto outras se afastam para nunca mais se encontrar.

Será que o universo vai expandir para sempre? Essa é uma pergunta que os cientistas não sabem responder.

Falar sobre o “começo de tudo” é assustador, pois nos coloca diante de questões que talvez nunca consigamos responder de maneira satisfatória. Leia o texto de Paul Davies, um físico muito importante, sobre esse assunto.

 

O que aconteceu antes do Big Ba ng?

 

Afinal de contas, o que é que aconteceu antes do Big Bang? Essa pergunta tão simples tem ocupado filósofos, cientistas e teólogos. Muitos a evitaram, considerando-a um mistério impenetrável. A maioria, só de pensar no assunto, acabou ficando terrivelmente confusa.

Na realidade, a resposta (na minha opinião) foi dada há muito tempo, por um certo Agostinho de Hipona, um santo cristão que viveu no século V. Naquela época era comum os pagãos provocarem os cristãos perguntando: “ O que Deus estava fazendo antes de criar o universo? “ Agostinho respondia de maneira sutil. O mundo, ele afirmava, não fora feito “no tempo“, mas simultâneamente “com o tempo“.

Em outras palavras, a origem do universo – aquilo que chamamos hoje de Big Bang – não foi o simples surgimento de matéria num vazio que já existia, mas o surgimento do próprio tempo. O tempo começou com a origem do universo. Não há nenhum “antes“ interminável para Deus se desgastar preparando a criação. A ciência moderna chegou mais ou menos à mesma conclusão.

O que aconteceu antes do Big Bang?

A resposta é: nada.

 

                               Paul Davies

                               (Texto condensado e adaptado)  

 

 

Voltar